segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Explicando a loucura da Gaga

Saiu o novo clipe da Lady Gaga dia 19.08 e todo mundo ficou tipo "Ahn?". Bom, eu sou Little Monster com muito orgulho e vou tentar explicar o que eu entendi do clipe dela. Vai fazer mais sentido se você entender alguma coisa sobre ela, mas tudo bem, vou tentar ser o mais clara possível.

O clipe começa com a Gaga morena em um colchão com uma lingerie preta:

Nesse figurino, ela está vestida de Stefani(não sei se a defino como alter-ego da Gaga). Stefani é o verdadeiro nome da Gaga e essa cena representa o período 'Pre-Fame', como os Little Monsters chamam, antes de o primeiro CD (The Fame) ser lançado. As pessoas se referem à ela como Stefani quando falam sobre sua vida normal, como se Stefani e Gaga fossem pessoas diferentes. :s

Depois, ela está dentro de uma cartola gigante.

Inez e Vinoodh (diretores do clipe) aparentemente quiseram fazer com que o clipe parecesse um espetáculo de circo. É possível notar isso com a cartola gigante, a Gaga desaparecendo em fumaça colorida e a maquiagem de pierrot borrada(capa do single).


ARTE+POP = ARTPOP
A pintura O nascimento da Vênus de Sandro Botticelli é obviamente retratada no clipe por Gaga, mas para não aparecer completamente nua ela usa conchas e flores. Ela é muito obcecada por 'renascimentos', começar outra vez. 
Foto do VMA, 25.08 (ontem!)

É claro que não poderia deixar a bizarrice de lado, né?

Usando o pretexto de renascimento do segundo álbum Born This Way (Nasci desce jeito) em que Gaga 'bota' ovos no clipe, em seu novo álbum ela já nasceu, em forma de cisne em um ovo peludo. É, eu sei. Muuuuito estranho.

Perna gigante
Lembra quando deu nos noticiários que a Gaga tinha machucado e tinha que cancelar a turnê... Pois é. A perna representa o ferimento (que foi uma parte ruim da vida dela) sendo deixada para trás, sendo representada como uma vitória agora. O modelito estranho e o cabelo preto ainda é um enigma pra mim.

Marylin + Bad Romance?
Cada um fala uma coisa, mas pra mim essa cena representa o clipe de Bad Romance. Alguns dizem que seria a Marylin em uma das pinturas de Andy Warhol, principal artista do movimento Pop Art.

E é isso aí, muito simbolismo, muitas referências artísticas e musicais (eu sinto um bocadinho de Bowie na música). Espero que ela surpreenda com mais arte e que tenha Dalí, Van Gogh ou Frida Kahlo nos próximos clipes dela! 

4 comentários:

  1. Concordo Isa!

    Mas eu acho que o Cisne é realmente o cisne negro e a cena da perna lembra muito os filmes de George Melilis( não sei se é assim que escreve). Mas como eu amo gaga!!! Fascinado por essa musica.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, lembra mesmo os filmes do Méliès ( é assim kkk). Eu só achei que o clipe deveria ser menos escuro, sabe. Eu achei tudo muito preto.

    ResponderExcluir

Que bom que vai deixar um comentário! Se tiver blog, deixe o link para que eu visite de volta, ok?